quarta-feira, 8 de setembro de 2010


A Wide Area Network (WAN), Rede de área alargada ou Rede de longa distância, também conhecida como Rede geograficamente distribuída, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente. Difere, assim, das PAN, das LAN e das MAN.
A história da WAN começa em 1965 quando Lawrence Roberts e Thomas Merril ligaram dois computadores, um TX-2 em Massachussets a um Q-32 na Califórnia, através de uma linha telefônica de baixa velocidade, criando a primeira rede de área alargada (WAN). A maior WAN que existe é a Internet.
Em geral, as redes geograficamente distribuídas contém conjuntos de servidores, que formam sub-redes. Essas sub-redes têm a função de transportar os dados entre os computadores ou dispositivos de rede.
As WAN tornaram-se necessárias devido ao crescimento das empresas, onde as LAN não eram mais suficientes para atender a demanda de informações, pois era necessária uma forma de passar informação de uma empresa para outra de forma rapida e eficiente. Surgiram as WAN que conectam redes dentro de uma vasta área geográfica, permitindo comunicação de longa distância.

WLAN (Wireless Local Area Network - Redes Locais sem Fio)


Uma nova tecnologia de redes de computadores, com as mesmas funcionalidades das redes de computadores com fio, são as Rdes Locais semfio, ou Wireless Local Area Network ( WLAN). Por meio do uso de rádio ou infravermelho é que as WLANs estabelecem a comunicação entre os computadores e dispositivos da rede, ou seja, não usam fios ou cabos. Os dados são transmitidos através de ondas eletromagnéticas e várias conexões podem existir em um mesmo ambiente sem que uma interfira na outra, permitindo, por exemplo, a existência de várias redes dentro de um prédio. Para isso, basta que as redes operem em freqüências diferentes. Através de algumas ferramentas, é possível até mesmo interconectar estas redes.Existem alguns problemas de segurança que devem ser considerados no uso de WLANs. Nestas redes, qualquer pessoa com equipamento adequado poderá captura os dados transmitidos. Além disso, por serem simples de instalar, muitas pessoas estão utilizando redes desse tipo em casa, sem nenhum cuidado adicional, e até mesmo em empresas, sem o conhecimento dos administradores de rede. As WLANs oferecem e oferecerão cada vez mais recursos úteis. O simples fato de poder utilizar a rede ou a Internet em qualquer ponto do local, sem a necessidade de conectar cabos já representa uma grande vantagem. Muitas empresas já conseguiram verificar um aumento de produtividade devido a mobilidade que os funcionários têm com seus dispositivos de acesso (notebooks, handhelds, palmtops, entre outros). Ainda há de se considerar que não é preciso realizar nenhuma alteração na estrutura do prédio para instalar um rede sem fio, o que poupa gastos e impede o interrompimento das atividades.

Redes pessoais sem fios (WPAN)


A rede pessoal sem fios (chamada igualmente "rede individual sem fios" ou "rede doméstica sem fios" e notada WPAN para Wireless Personal Area Network) refere-se às redes sem fios de fraco alcance: de aproximadamente algumas dezenas de metros. Este tipo de rede serve geralmente para ligar periféricos (impressora, telefone portátil, aparelhos domésticos,…) ou um assistente pessoal (PDA) , um computador sem ligação telegráfica ou permitir a ligação sem fios entre duas máquinas muito pouco distantes. Existem várias tecnologias utilizadas para os WPAN:

O que é uma rede wireless?


Uma rede sem fio ou wireless refere-se a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou ópticos – por meio de equipamentos que usam radiofrequência (comunicação via ondas de rádio) ou comunicação via infravermelho, como em dispositivos compatíveis com IrDA.
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à Internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, ou até mesmo em casa, etc.
Sua classificação é baseada na área de abrangência: redes pessoais ou curta distância (WPAN), redes locais (WLAN), redes metropolitanas (WMAN) e redes geograficamente distribuídas ou de longa distância (WWAN).

terça-feira, 7 de setembro de 2010

O QUE É UM FIREWALL?


Firewall pode ser definido como uma barreira de protecção, que controla o tráfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde o seu computador está indtalado e a Internet). O seu objectivo é permitir sómente a transmissão e a recepção de dados autorizados. Existem firwalls baseados na combinação de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este último é o tipo recomendado ao uso doméstico e também é o mais comum.



segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cabos de Fibra Óptica

A fibra óptica é um dos meios mais promissores para a transmissão de dados a grandes velocidades. São cabos constituídos por fibra de vidro que transportam luz. Como não transporta electricidade, a fibra é o meio mais adequado para conectar prédios com diferentes ligações eléctricos.

São várias as vantagens da utilização destes cabos: Imunidade total contra a diafonia e contra interferências electromagnéticas e de radiofrequência, a falte de ruídos internos e externos significa que os sinais tem um alcance maior e se movem mais rápido, o que proporciona uma velocidade e uma distância maiores do que as obtidas com cabos de cobre e não atraem raioscomo cabos de cobre.
No entanto, por ser uma interface óptica, um conector de fibra óptica deve criar um ângulo recto preciso em relação à extremidade do cabo, estabelecendo com ela uma conexão perfeita, o que dificulta a instalação. Para além disto, são necessários vários minutos para que um instalador treinado estabeleça uma conexão. Portanto, o custo da mão-de-obra é alto, e o responsável pela instalaçãonecessita de um conjunto de ferramentas caras, mesmo que seja necessário estabelecer apenas uma conexão. Por fim, os tranceptores de fibra óptica localizados em cada extremidade do cabo são muito caros.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Alguns tipos de Servidores

Alguns exemplos:

Servidor de fax: Servidor para transmissão e recepção automatizada de fax pela Internet, disponibilizando também a capacidade de enviar, receber e distribuir fax em todas as estações da rede.
Servidor de arquivos: Servidor que armazena arquivos de diversos utilizadores.
Servidor web: Servidor responsável pelo armazenamento de páginas de um determinado site, requisitados pelos clientes através de browsers.
Servidor de e-mail: Servidor responsável pelo armazenamento, envio e recebimento de mensagens de correio electrónico.
Servidor de impressão: Servidor responsável por controlar pedidos de impressão de arquivos dos diversos clientes.

Rede Local

Redes ponto por ponto

Redes ponto por ponto são mais adequadas para redes com no máximo 10 computadores. Não há servidores dedicados nem hierarquia entre os computadores.
Todos podem partilhar e utilizar recursos, operam de forma igual, actuando como cliente e servidor ao mesmo tempo e são chamados de pontos ou nós da rede. A figura de um administrador não é necessária ficando essa tarefa a cargo de cada utilizador. Eles determinam quais os dados do seu computador que serão partilhados na rede.

Características

• Não há um servidor dedicado
• Os nós são ao mesmo tempo cliente e servidor
• Não há a figura de um administrador responsável pela rede
• Fácil implementação
• O controlo de acesso à rede não é centralizado
• A segurança não é uma preocupação
• Pouca possibilidade de crescimento
• A medida que a rede cresce, a performance diminui

Redes baseadas em servidor

Redes baseadas em servidor são voltadas para redes acima de 10 computadores. Possui um ou mais servidores dedicados. Por dedicado entende-se que eles não são clientes e são optimizados para atender os pedidos da rede rapidamente e além disso garantem a segurança de arquivos e directórios. Os recursos partilhados estão centralizados e há um maior controle do nível de acesso sobre os mesmos. Há um controle de acesso do utilizador e o que ele pode fazer na rede.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

10 mandamentos de ética na Internet

  1. Não deverá utilizar o computador para prejudicar terceiros.
  2. Não deverá interferir com o trabalho informático de terceiros.
  3. Não deverá vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros.
  4. Não deverá utilizar o computador para roubar.
  5. Não deverá utilizar o computador para prestar falsos testemunhos.
  6. Não deverá utilizar ou copiar software pelo qual não pagou.
  7. Não deverá utilizar os recursos informáticos de terceiros sem autorização.
  8. Não deverá apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros.
  9. Deverá pensar nas consequências sociais daquilo que escreve.
  10. Deverá utilizar o computador com respeito e consideração por terceiros.

segunda-feira, 19 de julho de 2010